sábado, 21 de março de 2009

O Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo tem em seu programa de ações o curso de Introdução à Educação Digital, com foco no aprendizado do Linux educacional. Este curso será desenvolvido nas escolas públicas estaduais e municipais de educação básica que receberam laboratórios de informática do Proinfo.

Considerando a necessidade dos gestores e professores aprenderem a utilizar o sistema operacional Linux – uma vez que os laboratórios de informática do Proinfo já vêm com este sistema – para as mais variadas atividades escolares, é que estamos organizando esta capacitação, junto a Secretaria de Educação a Distância/MEC, a qual terá uma carga horária de 40 h, sendo 20 h presenciais e, 20 h, a distância. É fundamental que estes profissionais se apropriem das ferramentas do Linux, visto que muitos deles desconhecem este sistema operacional.

Os encontros presenciais acontecerão nas escolas que têm laboratórios de informática do Proinfo. A atuação dos multiplicadores é decisiva neste processo, uma vez que são eles que estarão à frente, desenvolvendo as atividades junto aos gestores e professores nas escolas inscritas.

Desta forma, a capacitação no Linux se reveste de significativa importância, principalmente, por utilizar software livre e o fato da maioria dos professores não disponibilizarem de conhecimentos para fazerem uso de suas ferramentas na sala de aula. Nesta capacitação, vai se discutir as diversas formas de utilização dos aplicativos do Linux, além dos problemas detectados e as soluções a serem buscadas. Enfim, será um momento para que se possa refletir sobre a utilização adequada das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e seus impactos tanto na vida pessoal como na prática pedagógica.

5 comentários:

  1. Legal Rosa, já estou fazendo parte do seu blog, amei a ideia pois assim estarei atenta nas novidades do proinfo. bjs!

    ResponderExcluir
  2. "Tecnologia é a habilidade de organizar o mundo de forma que não tenhamos que senti-lo." (Max Frisch)
    Parabéns! A você Rosa que está organizando um espaço tecnológico, mas colocando nele a vontade de transforma do ser humano, tecnologia e educação andam juntas na escalada do desenvolvimento basta agora descobrimos como aprimoramos essa magia a favor do crescimento educação dos educandos. Creio que como você bem se definiu a essa corrida tecnológica, associamos uma das regras fundamentais da matemática a "multiplicação" sendo essa multiplicação sem percas de qualidade. "O homem é tão bom quanto seu desenvolvimento tecnológico o permite ser." (George Orwell) Parabéns novamente Rosa. Max Trindade Campelo, Currais Novos

    ResponderExcluir
  3. Cara Rosa Maria, venho te parabenizar pelo excelente trabalho desempenhado por você e por toda a equipe envolvida! O PROINFO é um projeto inovador de grande importância para o município. Outra idéia plausível é a criação desse blog, parabéns e sucesso! Romeu Dantas.

    ResponderExcluir
  4. Rosa,estou gostando muito do curso.Para o nosso município vai ser de grande valia!Parabéns pela sua sabedoria,criatividade,responsabilidade e força de vontade.Bjos...Sucesso para todos nós!!Lourdinha Dantas

    ResponderExcluir
  5. Valeu colega!

    Você já deu o primeiro e esta de parabens, pelo blog.

    Gostaria de rebecer mais informnações sobre tudo que está acontecendo na cidade modelo.

    Beijos!

    Graças Silva

    ResponderExcluir