segunda-feira, 26 de abril de 2010

4º ENCONTRO DO CURSO PROINFO 100H
“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)
Encontro Presencial:

Dia 29/03 quarto encontro do curso fomos para o ambiente para a página 08 onde os cursistas realizaram a atividade 3: assistiram à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia disponível no site: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=szNSCklQnWY, logo em seguida discutiram suas idéias no fórum educação e tecnologia e também fizeram comentários nas idéias dos colegas. Continuando no módulo lemos as páginas 9 e 10 que falavam sobre: Tecnologia na Escola e logo após na nossa roda de conversa discutimos o texto das sereias do ensino eletrônico. Os cursistas entenderam que por apresentarem potencialidades que oportunizam um salto qualitativo no processo de ensino e aprendizagem, as tecnologias devem ser integradas de forma significativa no contexto escolar e para que os profissionais da educação atuem nesta perspectiva é fundamental que estes invistam em sua formação, em compreender e interiorizar as potencialidades das TICs. Dessa forma, é importante repensar esses pontos no que trata das ações promovidas pelas políticas públicas destinadas a formação continuada dos professores, procurando buscar meios mais eficazes de aplicação, com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas engajadas na educação.

Atividade a distância:

Logo após as discussões do texto a formadora mediou à atividade para os cursistas fazerem em casa na qual consistia de uma apresentação em slides sobre: Tecnologia na minha escola, onde cada cursista faria uma breve observação na sua escola para levantar quais tecnologias são mais utilizadas e de que forma isto vem acontecendo. A Atividade seria postada no ambiente como também guardada para posteriormente ser apresentada no final da unidade 1. Textos para discussões do próximo encontro: Texto de Alberto Tornaghi: Escola e tecnologia: uma conversa eTecnologia na escola: criação de redes de conhecimento de Maria Elizabeth B. de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário