quarta-feira, 7 de abril de 2010

1º ENCONTRO
A disseminação do uso de tecnologias em distintos ramos de atividades nos coloca frente a vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação e, em especial, frente aos avanços da ciência e de conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isto exige de nós, educadores, a constante busca de aprender, produzir e gerir conhecimentos e desenvolver diferentes modos de buscar informações atualizadas, nos comunicarmos, ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Essa é a marca dos novos tempos! A partir da poesia de Fernando Pessoa, vamos pensar a respeito do nosso papel em uma sociedade na qual a presença das tecnologias provoca mudanças no modo de pensar dos alunos que recebemos em nossas salas de aula.
BREVE LEITURA QUE SE ENCONTRA NA PÁGINA 1 DA UNIDADE I

Aproveitar o tempo! Tirar da alma os bocados precisos – nem mais nem menos- Para com eles juntar os cubos ajustados Que fazem gravuras certas na história (E estão certas também do lado de baixo que se não vê)...

Fernando Pessoa

Extrato do poema Apostila, assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos.

LEITURA COMPARTILHADA
INICIATIVA Descruzemos os braços; Não fiquemos esperando as coisas acontecerem, Comecemos agora; Façamos um pouco a cada dia; Semeamos hoje para colher amanhã; Demos o primeiro passo; Cumpramos o nosso dever; Exijamos os nossos direitos; Respeitemos os dos outros; Ousemos ser diferentes; Façamos experiências novas, Mudemos nossa rotina, Modifiquemos nossas conversações, Pratiquemos mais e falemos menos; Decidamos o que não está bem; Desçamos do muro; Deixemos de indecisão; Assumamos uma posição; Tome a iniciativa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário