domingo, 1 de agosto de 2010

18º ENCONTRO

Semana do dia 12/07 começamos a aula com a apresentação dos cursistas. Cada cursista apresentou por meio do cartaz o que tinha realizado na sua aula com o recurso pesquisado no portal do professor. Depois das apresentações foi trabalhada a unidade 4, discutimos a entrevista de Pedro Demo sobre o tema:“Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola” onde ele diz:

Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal

Falamos também sobre o construcionismo e o trabalho por projetos. Analisou-se a idéia de projeto: que envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado traz a idéia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. E o conceito de Projeto, que nada mais é que uma construção própria do ser humano que se concretiza a partir de uma descrição inicial de um conjunto de atividades cuja realização produz um movimento no sentido de buscar no futuro uma nova situação que responda às suas indagações ou caminhe na direção de melhor compreendê-las. Refletimos com as questões: Como a escola trabalha com projetos? E o professor? E o aluno? Quais implicações existem no desenvolvimento do trabalho com projetos em sala de aula?

O trabalho por projeto potencializa a articulação entre os saberes das diversas áreas de conhecimento, das relações com o cotidiano e do uso de diferentes meios tecnológicos ou não. Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre as várias áreas de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário