sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Projeto: Cantando e brincando na escola: um jeito diferente de ensinar e aprender


A Escola Municipal Professora Porfíria Pires realizou o projeto Cantando e brincando na escola: um jeito diferente de ensinar e aprender tendo como público alvo os alunos do 1º e 3º anos.
Justificativa do Projeto:
A criança vive num ambiente em que as cantigas e as brincadeiras estão presente a todo momento. Ainda bebê, brinca com os sons. A sua comunicação é lúdica. A medida que se vai socializando, vai interiorizando com a língua de seu povo. Além das palavras, evidencia também a sua entonação, melodia, sotaque, ritmo, sentido. Nessa perspectiva o referido projeto pretende resgatar cantigas e brincadeiras antigas como valorização da nossa cultura.No tocante, as cantigas de ninar, assim como as cantigas de roda fazem parte da literatura infantil. São poesias populares que em cada contexto ganham novos sentidos na fala dos seus interlocutores.
As cantigas de roda são poesias e poemas cantados em que a linguagem verbal ( o Texto), a música (o som), a coreografia ( o monumento) e o jogo cênico( a representação) se fundem numa única atividades lúdica ( MARTINS,2003).
Essa tradição oral de expressão poética que a criança vivencia ludicamente desde a mais tenra idade no contexto familiar, deve ser cultivada na escola.
 Nesse projeto as cantigas de roda como toda atividade lúdica, vão estar a serviço da criança do ciclo da infância. Ou seja, cantando e brincando a criança sente a dimensão de suas possibilidades. Por meio das cantigas e das brincadeiras os discentes vão experimentar, relacionar, imaginar, expressar, compreender, confrontar, negociar, transformar e construir habilidades de comunicação, atenção, compreensão, memorização, imitação, etc. Contudo, tal proposta favorece o desempenho desse público, valorizando a concentração nas aulas, além de ter um impacto positivo na aprendizagem de matemática, leitura e no desenvolvimento de outras habilidades.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário