sexta-feira, 25 de novembro de 2011

10º ENCONTRO

Começamos a aula indo para o ambiente para discutir as páginas 6, 7, 8 e 9, repositórios de mídias digitais e fizemos algumas reflexões: Esse trabalho do Professor Lucas com O Bloco do Passo inspira alguma idéia de como trabalhar na escola?
E para o trabalho com tecnologia, traz alguma ideia? Considere o seguinte aspecto: cada um dos participantes do Bloco do Passo faz um movimento diferente para que o trabalho seja o que é?
Será que com computadores podemos fazer coisa semelhante, delegando a cada membro de um grupo uma tarefa diversa e chegando a um trabalho que é de todos?
Logo após discutimos sobre o trabalho por projeto que não  garante que todos vão aprender as mesmas coisas; pelo contrário, terão experiências e vivências diversas, da mesma forma como acontece no mundo real, seja no trabalho, seja com produções amadoras.  Mas algumas aprendizagens serão comuns. Um projeto assim pode levar ao desenvolvimento, por todos, das seguintes aprendizagens, competências ou saberes:

  • capacidade de compreender o desenvolvimento de um projeto complexo por inteiro, tendo, cada um, a visão do todo e sabendo como sua parte integra este todo;
  • capacidade de trabalhar em cooperação;
  • capacidade de atuar de forma interdependente na execução de sua tarefa, o que leva ao desenvolvimento de autonomia;
  • domínio de processos básicos como, por exemplo, a expressão escrita, planejamento, capacidade de análise, avaliação e organização.  Esses são conhecimentos e práticas inerentes a todas as atividades, como fazer relatórios. 

Logo após estas reflexões fizemos o fórum: Analisando Projetos.


Atividade a distância
Leitura 10,11,12 sobre os repositórios de produtos multimídia, com a finalidade dos cursistas irem se familiarizando com o portal do professor. Como também, ir ao fórum: Impressões sobre o Portal do professor e deixar sua contribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário