sexta-feira, 1 de maio de 2009

DO SONHO À PRÁXIS
Os avanços tecnológicos da história humana geralmente estão associados a iniciativas particulares de mentes que se propõe a inovar seja qual for a área que atue. O que vídeo retrata a história do desenvolvimento da aviação, ilustra perfeitamente essa afirmativa, pois foi a partir da inquietude de Santos Dumont (um gênio), que nasceu os primeiros projetos de “objetos voadores”, que futuramente foram chamados de avião. Inegavelmente o combustível que moveu a mente desse gênio, assim como a de todos os outros que a história nos apresentou, foi os sonhos somados a muita determinação e persistência. Contudo, é necessário compreender que toda inovação, principalmente as tecnológicas, se inserem em uma condição de desenvolvimento geral, que tratamos como contexto, assim sendo é preciso compreender que para que os sonhos de Santos Dumont passasse do campo das idéias para a prática, fez-se necessário avanços precedentes que de certa forma deram um suporte a criatividade deste, exemplo disso foi o desenvolvimento de ligas de ferro mais leves e resistentes (aço), de novas fontes de combustível (diesel, gasolina) dos motores de combustão interna, entre outros. Deste moto pode-se concluir que o desenvolvimento da aviação inseriu-se no contexto das grandes inovações técnicas da Segunda Revolução Industrial. Trazendo essa discussão para o campo da informática pode-se fazer a seguinte relação: inquestionavelmente às máquinas voadoras em sua origem provocaram muito medo e admiração entre as pessoas, isso é um fato comum a todos os povos e todas as épocas (o medo do novo). A informática é um evento um pouco mais recente que a aviação, se localiza no contexto da Terceira Revolução Industrial ou simplesmente Revolução Tecnológica, mas certamente passa ou já passou pelo mesmo processo da aviação, pois para muitas pessoas ainda é um “objeto” novo, portanto causador de medo e admiração. Contudo dado sua relevância e sua inserção no mundo globalizado a informática tem afetado diretamente a vida da maior parte da humanidade, pois considerando a informatização da maioria dos serviços bancários ou o uso constante e acelerado da comunicação via internet por exemplo, fica quase impossível ou fora de contexto viver em nossos dias sem manter uma relação afinada com a informática, além disso a questão não se concentra apenas em conhece-la mas também em entende-la ou domina-la dentro do possível. Posicionando-se como um agente da educação, que tem por função auxiliar os alunos no processo de aquisição do conhecimento e considerando que a maior parte destes já vivem em contato constante com o mundo da informática, vejo que é de meu dever profissional e DO SONHO À PRÁXIS pessoal entender e dominar dentro do possível a linguagem e práxis da informática como instrumento de aproximação e aprimoramento da minha relação profissional junto a minha prática pedagógica com o público alunado. Vejo inclusive que este deva ser um desafio para os educadores e a educação do presente. Por fim, entrar no universo da informática, no mundo virtual da internet, por exemplo, não por ter a obrigação de viver o padrão ou reproduzir a mesmice do contexto, mas por compreender esse ambiente como um espaço de produção e divulgação e vivência dos conhecimentos historicamente constituídos e democraticamente construídos, não pode reduzir-se apenas a um objetivo dos educadores do presente, mas a um meio de aprimoramento que permite construir uma nova práxis profissional e pessoal para todos.
Autor: Professor Marcos Antônio da Silva

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