terça-feira, 16 de agosto de 2011

1º ENCONTRO
A disseminação do uso de tecnologias em distintos ramos de atividades nos coloca frente a vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação e, em especial, frente aos avanços da ciência e de conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isto exige de nós, educadores, a constante busca de aprender, produzir e gerir conhecimentos e desenvolver diferentes modos de buscar informações atualizadas, nos comunicarmos, ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Essa é a marca dos novos tempos! A partir da poesia de Fernando Pessoa, vamos pensar a respeito do nosso papel em uma sociedade na qual a presença das tecnologias provoca mudanças no modo de pensar dos alunos que recebemos em nossas salas de aula.
BREVE LEITURA QUE SE ENCONTRA NA PÁGINA 1 DA UNIDADE I
Aproveitar o tempo! Tirar da alma os bocados precisos – nem mais nem menos- Para com eles juntar os cubos ajustados Que fazem gravuras certas na história (E estão certas também do lado de baixo que se não vê)...
Fernando Pessoa
Extrato do poema Apostila, assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos

Entramos no ambiente e a formadora demonstrou como funcionará nossas aulas com o mesmo, então os cursistas foram ao FÓRUM, que é o espaço de discussão e interação com todos, e encontrava-se aberto 2 fóruns: Dúvidas Pedagógicas, o qual os cursistas poderiam tirar suas dúvidas, dar sugestões e opiniões; e o fórum: Quem sou, como professor e aprendiz, onde os cursistas relataram experiências sobre sua prática. Logo em seguida, fomos para o conteúdo do módulo dar inicio a primeira unidade: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola. Lemos e discutimos e a formadora passou a atividade 1, onde pediu aos cursistas para elaborar um texto com o título: Quem sou como professor e aprendiz?Eles trarão salvo no cd ou pen drive para postar no próximo encontro (próxima semana), onde a formadora irá ensinar o passo a passo para postar os textos. Com o objetivo de lembrar aos professores as atividades, a formadora passa-lhes e-mail durante a semana usando o webmail do ambiente com a descrição das atividades, os textos para leitura, como também o passo a passo para postar a atividade no ambiente. Os textos para discussão do próximo encontro foi o do livro de POZO o desafio de converter a informação em conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário